quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Homem já está lá!

É o homem já está lá propondo reunião.
Abro os jornais e vislumbrem!!!pasmem!!! O Haiti necessita de socorro pra ontem. O mundo se abre em doar, enviar recursos humanos e se choca com a tragédia que atinge a população mais pobre do planeta.
E o outro...bem o outro que passou 2009 viajando, já propõe um encontro de presidentes para estudarem como ajudar o Haiti. Posso? Não é possível. Não quero lembrar daquela balela, mas como não lembrar? Os jornalistas ganham para aplicar esta noticia nos jornais. Não sei não entendo. Já daqui a pouco vão propor um encontro na Suiça para solucionarem os problemas do Haiti.
Lembremos que este ano é ano eleitoral. Bem. Temos que lembrar mesmo.
Vai trabalhar ô cara. Vamos ajudar sim urgente este povo sofrido que passa este momento de dor. Quem sabe vai ser uma nova oportunidade de vida e reestruturar a politica deste pais tão vitimado pela violência.
Mas reunião? Reunião precisa não, é só tirar o dindim que está escondido nas gravatas, cuecas, bolsos da turma ai que resolve o problema da catástrofe em questão.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Silêncio

Silêncio
Silêncio que vem e esgana-me a garganta
sufoca o meu falar
o meu gritar
não me deixa dizer do meu amor
a este mundo que me apaixona
que me cobre de novidades
e que é só meu.
Silêncio que tem medo
de minha voz sem limites
que afinada, confina desejos
e dança entre os acordes deste mundo
que é só meu.
Silêncio que tem nome, numero
identidade dizem todos,
mas, que me atormenta,
meus sonhos arrebenta
como se à beira do mar descoberto
eu estivesse, e me rouba
meus trapilhos que entre horas
medito
neste mundo que é só meu.
Silêncio, passado presente,
distância rente
de minha vida, sonhos, escritos
e manuscritos de minha'alma cativa,
dê-me minha vida
tagarelo por entre os dentes
sorrio por entre rugas
danço por entre passos
e vivo em um mundo somente meu.
autor: Sonia Inacio
13/12/2010 - 8:45

domingo, 3 de janeiro de 2010

24 minutos de segunda-feira, a primeira de janeiro

Estamos 24 minutos respirando o ar de segunda-feira, 4 janeiro de 2010.
Muitas lágrimas. Tragédia pelo Brasil. Coragem para nós, povo brasileiro. Os geologos falam da incompetência de se construir em encostas. E que não mora em encostas e nem área ribeirinho. O povo de Duque de Caxias está lá, loonge do rio e com as resid~encias alagadas desde o dia 22 de dezembro. São Paulo, foi uma tragédia.
Bom Sonia pare!
Vamos falar do ano que se incia.
Amanhã estamos de malas prontas; chega de mala já viajamos bastante, estamos de bolsa pronta para voltar ao posto de trabalho e levar a vida para frente, que atrás vem gente. Daqui uns dias o imposto de renda, carnaval, semana santa, tal tal e tal e tal e eleições.
Ai que eu havia esquecido disto. Acho que vor dormir e só acordar o ano que vem. Fico com vergonha de fazer parte da massa e ter que escutar entre muitos artistas na voz da preferida Cássia Eller - E vida de gado, povo marcado, povo feliz -
Todos os anos as mesmas idéias e palavras. Vou pensar algo de novo. Mais tarde escrevo.
Sonia Inacio

sábado, 2 de janeiro de 2010

Ano Novo

Feliz Ano Novo! E vamos lá pensando - dieta nova (preciso, necessito emagrecer - sempre pensamos assim) finanças novas (preciso ganhar mais dinheiro) roupas novas (necessito me modernizar, rejuvenescer) enfim tudo novo.
-Necessitamos também novos conhecimentos, novos estudos, encarar o aquecimento global de outra forma, mais real se possível - necessito bons e permanentes amigos - amigos tal qual vinho velho fica cada vez melhor, necessito estimular minha fé. Fé na vida, no hoje que foi o que Deus me deu e que se souber vivê-lo bem o amanhã é menos doido, menos sangrento. Preciso, necessito entender e escolher os governantes de meu estado e País. Enfim ano novo, e os problemas os mesmos.
O outro está viajando. Tirou férias em uma base naval na Baía ou Bahia, enfim sei lá, uma é para cavalos? Outra para bobo de corte? A outra eu sei que é para um povo alegre, cantores e bem educados. O povo educado. Todos para eles, são irmãos.
Agora a noticia da tragédia tornou-se mundial. Nas maiores manchetes do mundo os olhos estão voltados para 31 de dezembro em Angra dos Reis que levou-nos vidas. Todas elas particularmente importante para seus familiares. Dor muito grande.
Aí ele saiu correndo do esconderijo, disse encerrar o descanso para acompanhar a situação das vítimas. Enfim a noticia mundial está por perto e ele necessita aparecer. Mas tem outras vítimas espalhadas pelo Brasil. Minas, São Paulo e no Rio mesmo. Duque de Caxias, meu Deus, que dias desprovidos de assistência que este povo está passando. Que olhar mendingando atenção vimos na TV, de adultos e de crianças. Os mais idosos, um olhar machucado pelos anos de penúria e mentiras vividos no Estado. É assim moço, chove e fica um barreiro; só que desta vez moço, foi barreiro não, a chuva chegou correndo e pegou todos sem dar tempo. Olhar angustiante daquela velha, com rosto marcado por rugas que rusgaram toda a sua existência de luta e dificuldades. Por quê jogar futebol ou ser artista na TV dá tanto dinheiro? - e este povo que se dá tanto ao Brasil vive na dificuldade. Sem ver final neste túnel?
Mas não dá Ibope. O povo que gosta de ser enganado. Gostamos mesmo? Este ano é ano de eleições, e este povo precisa como escrevi na dieta e etc..necessita atingir a mídia.
Então venha trabalhar ôôô!
Sonia Inacio
02/01/2010 - 9;38hs