quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sr. João


O Sr. João, que até então eu não conhecia, e que ao portão de minha residência servi um copo de água filtrada e gelada - está calor, o sol está muito quente - disse assim: _ Ah! dona, Jesus que a mandou abrir este portão para nos servir esta água gelada. Estamos capinando a rua, e fica muito difícil aguentar a sede. Eu disse que era um prazer. Mas quantos anos tem o Sr. já não é tão jovem para estar neste serviço.

-Na verdade já estou aposentado. Mas tenho 4 filhas e minha esposa para sustentar. A minha aposentadoria é uma sobremesa, ou tira-gosto, e este serviço aqui é o meu prato cheio, é onde recebo um pouquinho mais.

-Mas está bom não é Sr.João. Nunca antes foi possível trabalhar assim após a aposentadoria ,

o que facilita comprar um geladeira nova, fogão, alimentação.

-Alimentação. Olha dona, o que estou comendo este mês na minha casa vou pagar 10 de janeiro e 10 de fevereiro. Nunca esteve tão difícil. E lá em casa as coisas são bem medidas. Criamos uns franguinhos lá no quintal, plantamos umas verdurinhas pra nós e para os frangos, e mesmo assim tá dando não.

-Ué Sr. João, eu vejo o povo dizendo todo feliz que agora é que está bom, dá pra comprar de tudo.

-Falar eu sei dona que a televisão fala, que o governo fala. Mas já perguntaram de verdade para o povo. É tudo mentira dona, idade pra ser minha filha senhora tem não, mas tem idade até pra ser minha irmã. Vai acreditando em tudo que fala na tv não. Vai lá viver com a gente ou pede a esses políticos pra ir lá viver com a gente pra saber dizer a verdade.

-Mas o presidente..

-Que presidente dona? Do Brasil? Dona a senhora tá de brincadeira, já bebi água, já descansei, deixa eu ir lá pra ajudar minha turma, se não a manhã é cedo pra gente conversar.

Nem mesmo o povão está querendo conversar.

Olha Sr. João, vou acreditar no Senhora sabe, pode acontecer de eu economizar um pouco de energia elétrica, desligar a tv, e não escutar mentiras não é.

Mas tá bão não é. Colocavam dinheiro era na cueca. Agora perderam a vergonha, é no paletó, na meia, na ponta do nariz e saem por ai equilibrando. Ninguém, preocupa não, ninguém vê. E se alguém diz que viu, que passou na tv, lá vem o outro em contra partida afirmando. ISTO NÃO PROVA NADA> Também acho. Nada prova nada.


Sonia Inacio

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito real e profundo esse texto.
A realidade do Brasil....

Nota mil..

Anônimo disse...

Mae continue com esse dom maravilhoso de escrever..

Postar um comentário